Uíge
Grupo técnico aprova termos de referência do observatório de violência contra mulheres
Uíge - Um grupo técnico constituído por diversas instituições do estado, ONG ligadas à mulher, aprovaram hoje, terça-feira, nesta cidade, os termos de referência do observatório provincial de violência contra as mulheres, com objectivo de acompanhar, sugerir e apoiar a resolução dos casos de violência na região.
O observatório terá como responsabilidades e tarefas, segundo o documento, advogar para a melhoria da prestação de serviços e políticas de prevenção e apoio às mulheres e raparigas vítimas de violência doméstica, sexual e outras.
O documento prevê, entre outros aspectos, a criação de estruturas similares ao nível de municípios, comunas e regedorias para o reforço de redes de actores de combate à violência contra as mulheres.
Aumentar a visibilidade da dimensão do fenómeno, apoiar a recolha e a divulgação dos dados estatísticos, assim como propor directrizes na melhoria dos serviços de protecção e atendimento das vítimas de violência, constam como tarefas do observatório.
O encontro foi orientado pela directora provincial do Uíge da Família e Promoção da Mulher, Emília Dias Fernandes que congratulou-se com a presença dos membros do grupo técnico, porquanto vai ajudar a encontrar soluções de muitos dos casos de violência, alguns dos quais não são resolvidos por falta de acompanhamento criterioso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário